sexta-feira, 13 de julho de 2012

É sexta-feira 13: mas é dia do Rock!


(Foto: blog Batida Salve Todos)

Para os supersticiosos, hoje é um dia de azar, mas os fãs de Rock não estão nem aí para isso, afinal, dia 13 de Julho é o dia internacional do Rock! Não sei se já falei aqui antes, mas o dia do Rock não é tão antigo quanto deveria ser. A origem desse dia foi em 1985, quando rolou o primeiro Live Aid, festival promovido por Bob Geldof, que foram shows acontecendo nos Estados Unidos e na Inglaterra simultaneamente. Foi feito para chamar atenção do mundo à situação da Etiópia. Pelo destaque que teve, foi declarado à partir dali que aquela data seria considerada o dia mundial do Rock. Falei “primeiro” porque em 2005 rolou o Live 8, com a bandeira de exigir do G8 o perdão da dívida externa dos países pobres. Enfim, esta foi a origem desse dia tão adorado pelos rockers.


Outro dia falei das atitudes que algumas bandas tomaram e que, por conta disso, mudaram a sua história para melhor (se não leu na época, clique aqui). Para comemorar este dia, então, decidi falar de algo nessa linha, mas um pouco mais amplo: os patronos do rock, o que eles fizeram de diferente para culminar com sua impressão digital na história da música! Um outro ponto de vista para se falar da história do Rock. Vamos ver se funciona! 

Jimi Hendrix (Foto: SitesMexicos.com)


Lá nos primórdios, bastaria Arthur “Big Boy” Crudup ter tocado o blues da forma como se fazia e teria músicas belas mesmo assim, mas decidiu acelerar o tempo delas e disso, a porta do universo musical abriu uma fresta e enxergou-se o Rock do outro lado. E se Elvis tivesse cantado sentado num banco ou parado em pé em frente ao microfone, ainda assim seria uma bela voz, mas ele incluiu alguns acessórios (ou ele ou o empresário, não importa): cabelos castanhos, roupas chamativas e, para mim o principal diferencial dele, a presença de palco. Ali sim, Elvis deu um salto para a história e mudou a forma de se apresentar Rock, tornando-se seu Rei. Até então, talvez a coroa estivesse destinada a Bill Haley.

Se tudo ia muito bem e as pessoas pensavam que a fórmula do Rock estava fechada, ele mais uma vez foi reinventado. Um dos seus maiores símbolos ganharia destaque para sempre à partir dos anos 60: a guitarra elétrica! Já existia, sim, mas não da forma como o Rock mais gosta: com seus efeitos de distorção! A origem desses efeitos é atribuída a uma falha dos amplificadores. Quando operados no volume máximo, como são valvulados, o som da guitarra acabava saindo diferente, literalmente, distorcido! Esse efeito agradou aos fãs e aos guitarristas. Na verdade, os pedais nada mais fazem do que simular esses tipos de falhas em diferentes timbres e vibrações, gerando efeitos diferentes. Bem, quanto a isso, atribui-se a Dave Davies, do The Kinks, o título do primeiro a usar esses efeitos em músicas. O Rock tinha atingido mais um passo evolutivo!


Dave Davies, The Kinks (Foto: Neal Preston/CORBIS)
Se Dave trouxe a distorção para o Rock, Jimi Hendrix tomou para si a novidade e não mudou os efeitos da guitarra... mudou a forma de se tocar! Os solos de Hendrix e seus harmônios o colocaram nas poltronas Vips do Rock para sempre, em um reinado absoluto que, vou arriscar dizer, nem Elvis teve! Das suas habilidades, incrementaram-se os solos de Blues, Folk e inspirou os solos do Metal e Hard Rock. É como se Dave trouxesse o prato de macarrão ao mundo e Jimi o ensinasse a enrolar no garfo para comer.

As acelerações e abuso das distorções de Sex Pistols e Ramones, a desaceleração de tudo o que vinha sendo feito, com Pink Floyd, a limpeza melódica no punk feita pelas bandas grunges (embora mantivessem o espírito da distorção muito vivo)... todas essas atitudes ajudaram a compor a história deste estilo que, além da minha parcialidade natural, considero um dos mais ricos da música! Desse aspecto específico, comento em outra oportunidade, antes que os defensores da MPB, Samba e afins me crucifiquem desde agora, ok? Que esta sexta-feira 13 supersticiosa seja superada pelo bom e velho Rock, pois hoje preto não é azar! É música!

Aos fãs e músicos, vamos instituir o desejar de um FELIZ DIA DO ROCK!  A todos nós!

Valeu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário