terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Da censura e seus (a)braços


(Foto: Blog Libera No Domine)
 
 
Não sei exatamente quando começou a censura na humanidade. Provavelmente, a censura e a humanidade sejam irmãs gêmeas. De qualquer forma, houve um tempo em que a censura ficou em evidência no país. Quem tem pelo menos 30 anos lembra do cheiro longínquo da Ditadura. Quem tem mais de 30 anos, saberá até citar muitos exemplos. Na verdade, lembro de ter visto algumas capas de disco com o adesivo “censurado”, que proibia certas músicas de serem veiculadas em rádio ou TV, como Faroeste Caboclo, por exemplo.

Esse tipo de censura foi abolida... oficialmente. Ainda tem muita censura rolando por aí. Admito ser a favor da censura de idade. Realmente, tem coisas que a mente infantil não está preparada para assimilar de forma completa e razoável. E algumas informações mal processadas podem destruir a saúde mental de um futuro adulto. Só que essa censura, e nem as outras, foram as piores. O que elas plantaram foi muito pior: a censura que nós fazemos. A censura de grupo, por exemplo, é uma das mais bestiais. Basta ter um grupo de pessoas tímidas, por exemplo, a testemunhar atitude de um grupo de pessoas extrovertidas e já se estabelece uma censura, como se o certo fosse a atitude dos tímidos (ou vice-versa). E daí, segue-se preconceitos e adendos.

Vamos combinar uma coisa: certo e errado são conceitos, dentre milhões, que são relativos! Relativos! Até hoje ainda existe uma censura coletiva absurda, principalmente, nas mídias. Elas estão abolindo aspectos lúdicos da ficção... por serem considerados errados! Alguém, por acaso, percebeu que os bandidos pararam de “vencer” nos filmes, novelas e seriados? Alguém percebeu que os mocinhos não comem mais junk food ou mesmo são gordos? Exceto, claro, quando o enfoque é psicológico (mostrar que as pessoas valem por dentro ou que é possível vencer obstáculos e coisas do tipo). Quando começaram as campanhas contra o cigarro, o que eu acho que tem que ter mesmo (é informativo), os heróis pararam de fumar na TV. Os bandidos sempre fumavam. Hoje em dia, nem eles. E ainda acham que a censura foi vencida porque já se pode exibir beijo gay nos programas e filmes! Se fosse simples assim! Deuses, são obras de ficção!! E estamos podando a liberdade de criação porque depositamos na TV o papel de... educar?? Eu sei que tem pessoas influenciáveis, mal instruídas e que tomam essas coisas como exemplo, mas o erro não está na TV, o erro está na educação dessas pessoas! É isso que tem que ser remediado!

Então, vocês estão percebendo que a censura é uma arma para tapar o sol com a peneira. É mais fácil censurar o que está chamando a atenção, do que corrigir o que está errado. Dá menos trabalho. É mais fácil censurar o próximo, do que assumir que você precisa melhorar ou mudar.   No fim, os grandes absurdos do nosso dia a dia estão sempre ligados a educação, que sangra calada por anos e anos e anos de história humana. Mas isso é papo para um outro post. Se já estão pensando a respeito de todas essas maluquices reais que citei, essa era a ideia!

Um bom dia a todos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário