sábado, 16 de abril de 2011

Elogio ao fútil


(Foto: Getty Images)

Não é todo mundo que suporta futilidades. Eu particularmente não sou muito fã delas, mas a questão é: o que é futilidade? E lá estamos nós caindo novamente no universo do relativismo de Stein (que poderia ser um grande filósofo, não fosse tão restritamente dedicado aos números, ou melhor, seus efeitos). E o que é fútil para um, pode não ser para o outro. Tudo bem. Não vou discutir esse conceito, mas vou comentar do hábito de sua prática. 

Acho que tão irritante quanto uma pessoa fútil é uma pessoa não-fútil! Claro que, se eu tiver que escolher entre uma das duas, fico com a segunda, mas isso não tira a sua chatice. Não é necessário dar uma de intelectual de merda (com o perdão da palavra) para se mostrar inteligente! Bom humor não é sinônimo de burrice ou ignorância. Qual é o problema de você ocupar sua mente com coisas produtivas e... dar espaço para um pouco de bobagem também? Leveza. “Nem só de pão vive o homem”. Precisamos de leveza nas nossas vidas! Isso é saúde, não só ficar dias e dias e horas e horas e semanas enclausurado em academias, mais parecendo ratos de laboratório. Exagerei, mas me veio à cabeça a cena de uma pessoa na esteira de academia e um rato ao lado naquelas rodas de exercício que sempre têm nas suas gaiolas. 

Por outro lado, acho um tremendo desperdício cerebral e energético ficar o dia inteiro focado em futilidades, em superficialidades, pensando só em... sei lá... entrar em forma, pintar a unha, ficar saradão, fazer bonito pros outros, jogar bola (não estou incluindo os atletas nessa). É tão decepcionante conversar com alguém que não tem nada a dizer, não? Tanto quanto falta leveza às pessoas, falta também conteúdo! Tenho histórias que não posso revelar ainda, mas é de impressionar o quanto pessoas que deveriam ser entupidas de conteúdo são absolutamente superficiais... ao extremo! Esquisito. 

Sou adepto declarado do excesso, mas em alguns pontos eu o abandono e acho que nesse aspecto comportamental é um desses casos. Não seja fútil demais porque isso vai te deixar um babaca quando precisar entrar em contato com o conteúdo. E não seja rigoroso demais porque isso vai te deixar um babaca quando for a hora de falar bobagens e rir! E não é para os outros. É para cada um. Aproveite os momentos de sabedoria e aprendizado, mas dedique-se ao não-produtivo de vez em quando. Isso vai fazer bem! Acredite!

E tenho dito! Um bom dia a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário