domingo, 10 de abril de 2011

Resgatando o Rock: Lunata


Banda Lunata

Banda de Salvador, Lunata foi formada em 2009. Esta eu não conheci em garimpadas habituais de internet, mas me foi recomendada via Twitter (ou Facebook, não lembro ao certo) e despertou minha curiosidade. Costumo dar ouvidos a recomendações das pessoas porque acredito no “boca a boca” como meio de divulgação de coisas boas e, no final das contas, o propósito desta coluna é divulgar bandas boas. 

Ainda bem que eu tive essa curiosidade porque o que encontrei foi um som de muito boa qualidade! Eu nem sei definir o tipo de rock da Lunata, o que, por sinal, seria injusto, tamanha a sua diversidade sonora. E este é, sem dúvida, o seu aspecto mais forte e de maior valor artístico. Ouvi o seu EP e achei muito legal a experiência de ouvir músicas tão diferentes em pouco tempo (já que conheci 4 músicas). Em destaque estão os vocais usados! Eu sempre falo disso, não tem jeito, mas é o recurso mais simples e rico que vejo na música; dá um efeito muito bom! Gostei também da guitarra, que pode soar rock, pop ou jazz com uma facilidade e naturalidade difíceis de ver. Claro que um bom guitarrista é capaz de tocar esses ritmos sem grandes problemas, mas normalmente a gente percebe quando é um roqueiro tocando jazz ou um pop tocando rock, por mais sutil que seja o detalhe que nos faz perceber; no caso de Gus Carvalho, o guitarrista, esse detalhe é quase imperceptível.

A voz de Ju Moreira combina com o estilo da banda por ser suave e permitir que a Lunata não seja rotulada em uma primeira impressão como banda deste ou daquele estilo, pois sua voz é adaptável aos ritmos mais agitados da banda, como na música Nós, ou mais lentos, como em De manhã. Tenho Rocco como minha música preferida pela sua levada, embora o instrumental de Nós seja bastante atraente (destaque para introdução e para frases do teclado). De qualquer forma, Lunata tem músicas para muitos gostos, pois, como falei, a sua diversidade é a sua maior virtude artística. Ter tamanha diversidade sem cair no mundo das “bandas de baile” ou, ainda pior, no limbo das bandas sem identidade, é algo difícil, então, a Lunata está definitivamente de parabéns pelo seu trabalho! Recomendo o som! Encerro com as músicas Nós e Rocco.


Encontre mais artistas como Lunata em Myspace Music


Encontre mais músicas de Lunata em Myspace Music


Resgatando o Rock é falar de música boa, de rock de verdade, de bandas que deveriam ser os ídolos dessa geração. Aproveito para falar a quem toca, tem banda, está na pista produzindo o melhor do rock... manda o seu link, seu material, seu perfil em sites de relacionamento, ou o que quer que seja, para mim que ajudo a divulgar aqui pelo blog, nos próximos Resgatando o Rock.

E-mail do Out of the Box: contato.ootboxx@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário