segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conexões esquisitas: a hora do recreio


Raulzito (Foto: blog Spa de Idéias)
Este post veio de mais um devaneio de violão de mão. Tudo começou quando lembrei de tocar em épocas áureas de rodas de violão com amigos músicas despojadas que costumavam surgir em algum momento daquelas noites. E, então, percebi o quanto essas músicas podem ser bem sucedidas a depender da banda que as toque.

Na época da adolescência, algumas dessas músicas estavam presentes em rodas de violão com freqüência. A turma, de Ratos de Porão (RDP), era uma delas. A banda já é atípica, mas até que faz suas músicas de protesto, rebeldia. E, então, surgem com uma música que só fala da mais absoluta inércia e fanfarrice. Pelo refrão, já diz tudo: “fuma, bebe, não pensa em trabalhar/ fuma, bebe, queremos é descansar”. Copo de pinga, dos Titãs, é outro exemplo. Em meio ao álbum Domingo, lá aparece uma música falando de pinga com um personagem que quer mesmo é beber até morrer! Até Raul Seixas, conhecido por suas músicas “papo cabeça” tirou um intervalo de intelecto e compôs Movido a álcool, onde critica o uso do álcool para o combustível de carros porque tem que sobrar para as pessoas beberem!  

João Gordo, vocalista do RDP (Foto: Marcelo Dischinger)

Essas músicas, que bem soam como a hora do recreio dos músicos, acabam dando certo e, afinal, os fãs sabem que se trata de uma brincadeira. E qual o mal de relaxar um pouco? Nem só de porrada vive o Rock. Só, por favor, vamos manter a qualidade. Músicas vazias o tempo todo não dá! E lá vou eu falar mal do rock (?) atual de novo... não, não. Vou parar por aqui para não estragar o humor e o clima deste post.

Divirtam-se!

Ratos de Porão - A Turma


Titãs - Copo de Pinga


Raul Seixas - Movido a Álcool


Nenhum comentário:

Postar um comentário