sábado, 17 de março de 2012

Um conto de Rock


(Foto: Getty Images)

Engraçado como pesquisar um assunto muitas vezes nos leva a outro caminho. Pois estava eu com a pretensão de falar sobre o primeiro show de rock realizado. Curioso? Sim. E não é que essa curiosidade me levou a outra história diferente!

Já falei anteriormente sobre a quem é atribuído os primórdios do rock. Isso é motivo de discordância entre críticos da música. Seria Arthur Crudup? Chuck Berry? Little Richard? Elvis? Bill Haley? É difícil dizer. E o rock é tão variado que possivelmente cada um deles estava criando uma forma diferente de fazê-lo. Só que, afinal, para nós, para os fãs, para o mundo, quem criou o rock?

Bem, na verdade a pessoa que criou o termo rock, ligado a estilo de música, e o difundiu para o mundo para, então, influenciar a cabeça dos jovens lá dos anos 50, não tocava guitarra, não cantava, não usava jaqueta de couro ou qualquer coisa do tipo. Quem o fez foi Alan Freed, um DJ de uma rádio de Cleveland, Ohio. Ele tirou esse termo, rock and roll, de um blues lá de 1922 chamado My Daddy Rocks Me With a Steady Roll, de Trixie Smith. Alan trabalhava em um programa que tocava R&B e, a partir daí, percebendo que aquelas músicas primordiais do rock, como por exemplo, Rock Around The Clock de Bill Haley fazia a cabeça dos jovens, começou a divulgar o estilo e promover festas de... Rock and Roll.

Se não foi o responsável pelo rock, claro, ele não fez as músicas, foi certamente o melhor trampolim que os artistas tiveram para que o sucesso de suas músicas se espalhasse pela America rapidamente e os transformasse em lendas do Rock. Vamos dizer, então, que Alan Freed criou um lar para Bill, Chuck e companhia. Isso faz a diferença? Toda. Combinando, então, a origem do rock musicalmente, com a invenção da sua identidade e nome, temos um belo conto de Rock.

Obrigado, então, Alan. Somos todos gratos a sua divulgação!
Que venha mais Rock!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário