quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Balanço 2012: Música



Neste fim de ano, vou fazer duas sessões “Balanço”. Hoje começo com a sessão dedicada a música. Já falei de situações isoladas do cenário musical de hoje em dia, mas a ideia agora é dar uma olhada panorâmica do que está acontecendo até então. Afinal, qual é a herança de 2012 para o mundo da música? Para quem já conhece o blog, sabe que entro no universo da cultura pop e do rock; então, são esses campos que vou comentar.

Vou começar levando em conta um dos mais respeitados “medidores” da música, que na verdade está em total coerência com o que as rádios, TV e internet estão veiculando mesmo: A Billboard. Não sou muito chegado nas bandas cotidianas do mainstream, como já falei diversas vezes aqui, mas se o início dos anos 2000 foi turbulento, devo admitir que estou contente com as bandas que o final da década trouxe. Não digo que está ideal, genial, mas posso dizer com certa satisfação que a mundo pop tem alguns bons talentos hoje em dia. Por exemplo, estamos atravessando a “Era Adele”. Eu ando meio saturado das músicas dela, mas não tem como dizer que são ruins! Conhecemos também Lana Del Rey, que tem aspectos semelhantes a uma Adele com Lady Gaga híbridas... um som promissor também. Ainda no pop, as moças novas, Katy Perry e Carly Jepsen estão se mostrando competentes e um pouco menos fúteis do que foram Britney e Avril em suas épocas. Letras ainda bobas, mas menos vazias. No otimismo do desespero, isso não é ruim.
 


Brandon Flowers, The Killers. (Foto: Wyatt Boswell/RollingStone)
Fico contente de bandas mais antigas ainda conseguirem se destacar, como Coldplay e Maroon 5, que conseguem ainda estarem no topo dos rankings da Billboard. Madonna, resistente, que ainda se consagra como rainha do pop, também é legal. A Billboard anda rejeitando o rock, infelizmente. Na verdade, é o reflexo da cultura cotidiana. O rock anda sumido mesmo. Está muito mais presente no mundo underground do que esteve em outras épocas. Não que isso seja desconfortável para o rock, mas para nós, público, isso não é bom! Ainda assim, fico contente com bandas que resistem e continuam em alta como Foo Fighters e The Killers. Muse, banda inglesa de 1994 que estourou em 1999, também se mantém em alta e ainda emplaca sucessos na Billboard, representa bem o nosso saudoso rock! 2012 também encerra nos trazendo o retorno oficial do Soundgarden! O mundo estava precisando disso! É como um recado em papel amassado dizendo: “Não, o rock não morreu!”.

Ainda que existam artistas que não acho bons como Bieber (embora um dia ele possa vir a ser um grande artista), One Direction, Kesha, Taylor Swift, Ed Sheeran, Alex Clare e mais toda aquela turma do Hip Hop (tá bom, tá bom, esta foi tendenciosa, eu sei – odeio Hip Hop!), se colocar numa balança, o cenário musical está com boas promessas. Creiam, já foi pior! O início dos 2000 foi muito pior! Da turma nova, que chegou ao sucesso por agora, ouçam Lumineers. O som é meio folk, o que parece ser a nova tendência pop americana. Phillip Phillips, artista que saiu do American Idol, surpreendeu tendo talento para mais do que uma modinha (o que normalmente acontece com quem sai desses realities). Para mim, é uma grande promessa para os próximos anos. Mas de todas essas bandas novas a que mais estou dando ponto é a Fun. Foi a mais original, com som mais próprio, que apareceu. Eles são de 2008, mas estouraram em 2011. O hit deles, We are Young, foi o single mais ouvido de 2012. Essa música eles gravaram com participação de Janelle Monáe que, embora meio esquisita, tem seu mérito pelo talento vocal! Quero acreditar que essa banda ainda vai fazer boas músicas! Tomara!
 
 

Phillip Phillips (Foto: Gino DePinto, Aol)
Bom, frente a isso tudo, realmente já estive insatisfeito com as tendências musicais do mainstream, mas a invasão pop e folk que o final da década trouxe veio com algo mais do que modismo... ainda bem! Estou contente por ter algo bom a ouvir, pelo menos e curioso para saber se essas bandas vão superar minhas expectativas ou vão sucumbir aos holofotes da ilusão. Fico um pouco chateado por perceber o quanto o rock, meu estilo favorito, está perdendo espaço no gosto popular. Acho que tão cedo não virá uma Era como foi a Era Grunge dos anos 90, mas tudo bem. Contanto que as bandas continuem sobrevivendo. Aqui no Brasil o rock nunca foi tão forte, mas do jeito que anda, com bandas como Restart, Cine, Fresno, Karina Buhr (essa me dá calafrios só de falar o nome!), não dá para levar em conta. Os destaques ultimamente tem sido Rancore e Gloria. Parei para ouvi-los outro dia... arrependi-me amargamente! E nesse meio, Skank e Capital Inicial são bandas que ainda tentam sobreviver na mídia, mas já não alçam vôos tão altos hoje em dia. Tal qual a Era Grunge vai tardar a voltar, uma nova Era de Ouro como foi os anos 80 no Brasil, também está longe de retornar!

Nem tudo são flores, ok, porém, acho que no final das contas, a balança que 2012 nos deixa na música está em mais equilíbrio do que nos últimos 10 anos, por exemplo. Isso já é um bom sinal! Que continue melhorando (eu ia falar, continue assim, mas não é para tanto!) e nossos ouvidos e cultura um dia agradecerão! Desculpem a pincelada nas bandas sem aprofundar como costumeiramente faço, mas como a ideia era realmente fazer um balanço, tinha que ser só mesmo um panorama para não me estender ainda mais!

Encerro o texto, então, com um vídeo da Fun. e seu hit que tanto sucesso fez na internet e na mídia em geral! Curtam aí! Valeu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário