quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cheiro de giz

 


Tem vezes que acordo com uma música distante na cabeça. Explico. Não é surpresa você ficar com uma música na cabeça quando existe um contexto para isso. Ou você está ouvindo ela com freqüência, ou ouviu na rua enquanto estava fazendo alguma coisa e, sem perceber, seu cérebro ficou assimilando aquela música para, depois, reproduzi-la incessantemente na sua cabeça... enfim, tem vários motivos. Acontece que, algumas vezes, eu ressuscito alguma música na minha cabeça que há tempos não ouço. E de uma dessas que falarei um pouco hoje.

Eu sei que muita gente não agüenta nem ouvir falar no nome mais. Eu acho até que é uma espécie de reação contra o sucesso que rola. Sempre que alguém faz um sucesso estrondoso, não tarda para começar a surgir opiniões que denigrem ou tentar derrubar a pessoa. De qualquer forma, alguns rótulos de gênios musicais são inegáveis. Não dá para ignorar a grandeza de artistas como Cazuza, Rita Lee, Raul Seixas e Renato Russo, por exemplo. A Legião Urbana fez grandes musicas, mesmo a mídia tendo massacrado e banalizado o seu som. Uma pena.
 
Renato Russo, Legião Urbana.
Dentre elas, e eu não sei o grau de sucesso que a música fez, eu tenho em Giz a minha preferida. É uma música simples, frágil e forte ao mesmo tempo. Arrisco dizer que esse tipo de letra era o dom mais forte do Renato Russo. Essa música me remete sempre a um momento de lembrança. Quando ouço sua letra é isso que imagino: um momento de lembrança, um momento saudoso. Parece um momento triste que marcou, mas que, com o tempo, virou uma lembrança bonita, ainda que triste, bonita. Tranquila de se conviver. A subjetividade marcante da Legião Urbana atingiu uma justa medida platônica nessa música, totalmente em harmonia com a simplicidade das ilustrações que ela faz. As músicas da Legião normalmente tinham um ponto forte: ou muito subjetivas, ou muito românticas, ou muito rebeldes... Giz, a meu ver, é um equilíbrio dos pontos, o que faz dela a melhor canção deles na minha opinião.

Se for para ter “música chiclete” na cabeça, agradeço por ser desse nível. É sempre saudoso relembrar tempos de áureas músicas no rock nacional.

Uma boa quarta-feira a todos!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário