segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conexões Esquisitas: avanços emulados e prazeres originais

(Foto: Blirk.net)
 
 
Outro dia estava passando pela rua em direção ao ponto de ônibus e tinha um bicheiro próximo a uma banca de revista. Eu não sou chegado em jogo do bicho; na verdade, eu até hoje não entendo nem como funciona, não entendo as regras mesmo. De qualquer forma, acho interessante que o tal do bicheiro faça seus registros e anotações em um papel comum, escritos à mão mesmo. Isso já deve ser assim há gerações! Fiquei imaginando como seria um bicheiro hi-tech que, ao invés daquele bloquinho de papel, usasse um laptop ou iPad? A tecnologia não chegou a tudo no mundo.

Trazendo para o mundo da música, situações semelhantes acontecem. Hoje em dia temos tantos efeitos, tantos recursos digitais e ainda assim, o velho jeito de se tocar parece ser o mais empolgante para o público! Basta ver a reação de espanto que as pessoas têm ao saber, por exemplo, que um determinado ídolo usou playback no show. Tudo bem que esse é um recurso muito mais comum do que se divulga, mas ainda assim, ninguém gosta de saber que assistiu a um show onde o cantor(a) não cantou de fato! Hoje em dia ainda tem mais recursos para piorar a situação: “afinadores” de voz como Autotune e Melodyne são cada vez mais comuns no mercado musical. “Soltando o veneno”, muitos ícones pop de hoje, apelam para essas tecnologias a fim de garantir um desempenho melhor ou apenas por precaução mesmo.

À parte disso, existem “n” emuladores de instrumentos musicais que podem substituir os reais instrumentos para se fazer uma gravação. Quem lida com home studios sabe que é muito possível gravar uma música sem pegar um instrumento musical de fato; apenas com emuladores, samplers e softwares virtuais. Não sou contra nada disso. Acho que a tecnologia tem mais é que servir para atender as nossas necessidades mesmo! As únicas tecnologias que eu veto veementemente são as bélicas, porque são irracionais mesmo... fora isso, tá valendo. Agora, é estranho eu imaginar, por exemplo, um mundo sem violão!

Por mais programas de computador que existam, jamais vão substituir o prazer musical de pegar um violão ou uma guitarra (ou o seu instrumento favorito) e tocar de verdade! Tirar um som deles de verdade! Quando joguei aquele tal de Guitar Hero eu já achei estranho pelo fato de estar tocando uma guitarra de botões! Imagina se me dissessem que à partir de agora eu nunca mais tocaria guitarra porque está ultrapassada e já existem samplers que a dispensam? Não! Jamais!

Acho que tem coisas que realmente não devem morrer! Se você não concorda comigo, então, aproveita e faz uma campanha pros donos do bicho darem um notebook para os caras que tomam do ponto, porque ficar anotando na mão grande todas as apostas é sacanagem! Brincadeiras de lado, foi só mais um devaneio que me levou a pensar o prazer de coisas simples que nunca deixarão de existir na música.

É isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário