quinta-feira, 27 de junho de 2013

Acordes, hinos, times e outras histórias



(Foto: blog no220)

 
É engraçado como o esporte movimenta as pessoas. De todos os “pães e circos” que o homem inventou, esse talvez seja o mais bem sucedido. É difícil alguém não se identificar com algum esporte, mesmo que não o pratique, mas acaba pelo menos sendo platéia, torcedor, ou como queira chamar. Particularmente, gosto de assistir lutas e, por uma questão inconsciente-cultural-brasileira, assisto a jogos de futebol da seleção. Na verdade, de seleções. Gosto de futebol de seleções. Clubes, não. E não há motivo óbvio pra isso.

De qualquer forma, esportes movimentam muita gente e, nesses dias de Copa de Confederações, andei pensando em como a música acaba sendo inspirada por esporte e, muitas vezes, serve de inspiração para esportistas e torcedores também. Em 1998, a música É uma partida de futebol do Skank virou hit de Copa do Mundo no Brasil, embora essa música seja de 1996. A música tratava exatamente da paixão por futebol. Tem movimentos no Facebook hoje que ainda estão pedindo essa música como sendo a oficial da Copa de 2014, para se ter uma ideia do sucesso que foi e é até os dias atuais. Em 1972, Jorge Ben lançou a clássica Fio Maravilha, inspirado por uma partida de futebol do Flamengo em que ele assistiu no Maracanã. Eu não gosto dessa música, mas o seu sucesso é inegável.
 
Samuel Rosa, vocalista do Skank
Lembram da banda Dr. Sin? Para quem não conhece, é uma banda de hard rock aqui do Brasil que despontou em 1993. Nunca mais ouvi falar, mas creio que ainda estejam na ativa. Pois bem, essa banda também fez uma música onde trata de futebol, Futebol, mulher e rock ‘n’ roll. Essa música é mais extrovertida e usa muitos trocadilhos pra criar uma letra de duplo sentido misturando futebol e sexo. A música é engraçada. Recentemente, Falcão, vocalista do O Rappa, gravou Vem pra rua para uma campanha da Fiat. Por acaso, ela se tornou hino do movimento popular que tomou conta do país, o que veio muito bem a calhar, diga-se de passagem, mas a verdade é que a ideia era ser uma música sobre a seleção brasileira de futebol! Tem gente que nasceu virado pra lua. Dupla sorte da Fiat, mas tudo bem.
 
Mr. Eddie Vedder em show solo
 E se você pensa que isso é exclusividade do Brasil, engana-se completamente. New Order gravou uma música chamada World in motion inspirada (na verdade, inspirando) na seleção da Inglaterra. A música segue na linha pop que, a meu ver, é a especialidade da banda. Boa música, se curtir aquele estilo de pop anos 80. E, aliás, nem só de futebol vive o esporte! Há tempos atrás, escrevi um post sobre a música Sweet Caroline (se não leu na época, clique aqui) e comentei que ela se tornou hino não-oficial do time Red Sox (beisebol) e não há um jogo sequer que ela não seja tocada no campo deles. Eddie Vedder também fez uma música para um time de beisebol, a pedido do treinador do time, o Chicago Cubs. A música é All the way e tem uma letra voltada pra motivação do time. Apesar de ser uma música encomendada, Eddie lida bem com isso e consegue criar belas músicas nessas situações. Dessa vez, não foi diferente. Quem não conhece, vale a pena ouvir!

Apesar de não ser, creio eu, fã assíduo de nenhum esporte, gosto da ideia da música estar envolvida com isso. Sou contra a alienação pelo esporte e o uso do mesmo como instrumento de manipulação popular, coisa que nossos governantes adoram fazer, mas conseguindo abstrair isso, a mistura do esporte com a arte me agrada! Nem sempre as músicas que surgem são legais, mas surge muita coisa boa também! E quanto mais se ouvir música (boa), pra mim, melhor!

Como estou quase certo que É uma partida de futebol está até hoje na cabeça da maioria das pessoas, vou encerrar, da parte de música nacional, com a música do Dr. Sin, Futebol, mulher e rock ‘n’ roll para quem não conhece poder ouvir. E com All the way de Eddie Vedder, como música internacional.

Ao saudável (mentalmente também) esporte, à saudável arte!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário