terça-feira, 18 de junho de 2013

Intervalo: o palco do povo

(Foto: Veja Abril)


Parece que estamos vivendo um momento histórico no Brasil. Realmente, parece. As pessoas estão nas ruas de novo! Protestando! Gritando! Fazendo-se ouvir! Quando foi que isso aconteceu pela última vez? Bem, não sei, mas pela primeira vez, talvez, as redes sociais tomaram um corpo que deveria ser o fundamental desde o início: integração de pessoas! Os rebeldes de internet deixaram as plataformas virtuais e partiram para as ruas de fato. Deu até a impressão de ter sido um movimento realmente organizado, onde a internet foi ferramenta (o que sempre deveria ter sido, a propósito). Outra vantagem disso é ter conseguido atingir o mundo inteiro!
 
Na verdade, quantas manifestações terão sido abafadas na história porque foram rapidamente sufocadas, em um tempo onde a comunicação era precária e lenta? Agora, essas coisas são mais difíceis! Que bom! Em meio a isso, o governo, sabiamente, descobriu que não pode tomar qualquer tipo de atitude, pois agora estamos sob holofote da mídia mundial. E prefeitos, governadores e até a presidente estão dando declarações meio que apoiando o movimento. Ah, a cara de pau típica dos nossos políticos honrados! O movimento é contra vocês, sabiam? Ou ao menos contra a máquina que vocês administram! Que nós pagamos vocês pra administrar!
 
Em meio a isso tudo, o mundo viu que o povo está protestando contra o sistema inteiro! Mas aqui, na terra tupiniquim, ainda insistem em dizer que o protesto é contra o aumento de passagens, sem entender que isso foi apenas a gota d'água para um copo já cheio demais para segurar um transbordo! O meu medo é: em um movimento contra algo tão amplo, não há uma solução objetiva para o governo atender a essa reivindicação. Ou o povo vai perder a razão em algum momento, ou vai perder a força, ou vai virar notícia do ontem. Perder a razão quando o governo disser: ok, eu vou atendê-los, mas vocês não me dizem o que querem! Perder a força quando as pessoas enjoarem de ir as ruas por descrédito no seu próprio poder (uma pena!). Virar notícia do ontem, quando a mídia julgar que não podem mais extrair sensacionalismo nenhum disso tudo.
 
Pensem comigo, se o protesto é contra toda a lama em que estamos inseridos, qual é a solução do governo? A mais nobre, a meu ver, seria cair fora. E aí, sim, teríamos uma verdadeira revolução popular! Sei que é utópico, mas seria o melhor desfecho. Como isso não vai acontecer, espero que o governo aprenda a lição real disso tudo. Que o povo não está mais afim de vestir fantasia de palhaço. E espero, também, que o povo não ache isso tudo um movimento sem sentido. E aprenda, também, que vale a pena se juntar e protestar. Vale a pena brigar pelos seus direitos. Aprenda que o povo tem, sim, a força. É o motor do país. Tem voz. E espero que tenha memória, também.
 
Não quero que movimentos como este sejam manjados e percam moral e força, pois, nunca é mais do mesmo protestar pelo que é certo! Somos notícia no mundo inteiro! Estamos na vitrine do mundo e nao é pelo carnaval, nem pelas mulatas, nem pela música. É por política! Em raras vezes, é por política, e não pelos políticos, mas pelo povo! O mundo está conhecendo o povo brasileiro! Isso não pode ser ignorado. E tem o dever de não ser esquecido jamais!
 
E agora, governantes, o que vai ser? O mundo espera uma resposta à altura.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário