quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Do Rock e a idade... dos roqueiros



(Foto: Blog do Janga)

O princípio do rock deve remeter ao final dos anos 40, início dos 50 com artistas como Arthur Big Boy Crudup, Little Richard, Chuck Berry... essa turma. Farei um apanhado especial do rock a médio prazo, mas hoje não é disso que vou falar. Vou falar de um tabu antigo: a idade para se fazer rock. 

Não é de hoje que os ídolos do rock são jovens. Conhecemos e temos muitos ídolos já de meia idade ou até mesmo velhos, mas difícil é ver alguém que tenha feito sucesso nessa fase. Nesse ponto não é de se espantar. Vamos comparar com outro mercado qualquer: você deve conhecer gerentes, executivos, presidentes de empresa e afins de idade avançada. Agora, veja se é comum uma pessoa aos 40 entrar para o mercado em algum desses postos. Não. Não rola. Quem chega na hora certa, se mantém pelo tempo que for, mas novatos fora do padrão, estão fora! 

Eu aceitaria isso se não se tratasse de música, arte. Sou extremamente contra esses tipos de regras para a arte. A industrialização da arte me enoja! Hoje em dia, então, aqui no Brasil, com essa onda “teen rock” que o dito “Happy rock” trouxe, está cada vez pior. Os adolescentes são os maduros para o rock e, sei lá, músico que passou dos 18, está começando a ficar velho! O que é isso?? 
 
Outro dia assisti uma entrevista do Dinho (vocal do Capital Inicial) onde, revoltado, dizia que parecia que agora era proibido adulto tocar rock. Que absurdo! Como o mercado musical pode estipular idade para o rock quando temos no mercado, ao mesmo tempo, um show desses novatos lotando tanto quanto Paul McCartney, Rolling Stones...?? Hoje você observa artistas do rock entrando em desespero quando chegam aos 30 porque a censura não declarada os assombra! Alguns correm para a MPB, Samba, Folk... outros resistem e voltam a ter público de volume underground... e o cenário musical perde bons talentos!

Não esqueçamos que Cazuza brilhou em carreira solo já aos 25 (ou algo em torno disso). Raul o fez já na casa dos 30. Lenine já apareceu no mainstream adulto. Nirvana estourou passados dos 20; Pearl Jam também. Beatles estourou com os integrantes jovens, mas foi na maturidade que fizeram suas melhores músicas. 

A arte não pode ter censura. Ela é livre por natureza. Se não for, não é arte. Que toquem os adolescentes, sim! Mas que toquem também os adultos, os coroas, os velhos, até. Por que não? Que a inspiração nos traga as mais variadas opções, os mais loucos sons, o mais amplo (e amplificado) Rock and Roll! Viva a arte! A arte em si!

Em homenagem a este post, encerro ao som de Jethro Tull. Prestem atenção na irônica letra. 


Um bom dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário