terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ano Novo: o estouro da ilusão e da verdade



Estamos pertos de mais um Reveillon, mais um ano que vai passar, mais algumas páginas da história... a nossa, a deles, a de todos nós; juntos e separados. Não sei por que, mas temos a estranha mania de depositar doses extras de esperança no Ano Novo. Parece que é o abono pelos nossos erros, o perdão de não ter feito o que queríamos no ano que está acabando. Confortável, não?

Vamos imaginar que não houvesse calendário e que a contagem do tempo fosse apenas por, sei lá, pôr-do-sol. Toda a nossa noção de longevidade se resumiria ao pôr-do-sol, tudo seria dia a dia, nossos objetivos seriam mais curtos e nosso tempo de realizá-los também. Nossa urgência aumentaria, nossas banalidades diminuiriam e o ritmo de vida poderia ser bem maior.

Longe disso, pois o calendário está aí de qualquer forma, vamos retomar o raciocínio da fé no próximo ano. Se pudéssemos olhar o Ano Novo como apenas mais um dia, o que aconteceria com as nossas vidas? Continuaríamos errando o que vínhamos errando o ano inteiro? Não ganharíamos o combustível para fazer as mudanças necessárias? Mas, e se o efeito fosse oposto? E se deixássemos de empurrar as mudanças para o próximo ano e fizéssemos imediatamente quando surgisse a sua necessidade? E se o pretendente pedisse a amada em casamento hoje e não em 2011? E se o pintor fizesse a sua mais bela obra hoje? E se o voluntário cuidasse hoje dos necessitados... e não só no ano que vem? E se o músico compusesse a sua melhor canção hoje? E se os políticos implantassem o plano perfeito hoje e não deixassem para o próximo mandato?

E por que não estourar uma champagne hoje e comemorar sua felicidade, sua vida, suas conquistas na hora que der na telha? Para o bem ou para o mal, prefiro que venha logo o que tiver que vir! Quero as emoções imediatas! Não quero deixar para depois o que posso viver agora! Experiências requentadas não me interessam! Proponho as mudanças já! Proponho os planos verdadeiros ao invés das ilusões que as promessas de Ano Novo criam! Proponho um feliz 2011 em todos os seus dias porque é assim que tem que ser! Todos os dias. Todos os dias.

Parabéns aos vitoriosos! Coragem aos que ainda não venceram; o tempo não acabou! Usem o Reveillon para se divertir, que é o grande lado bom disso tudo!

Até 2011!




Nenhum comentário:

Postar um comentário