sábado, 18 de dezembro de 2010

Um intervalo inexistente


(Foto: Getty Images)

Existe um ambiente que pode ser enriquecedor ou fútil para a vida: bar. As conversas que surgem dali podem ter qualquer natureza. Comigo, costumam oscilar por todos os universos, mas foi justamente numa dessas que surgiu a inspiração (e percepção, ainda mais) para o assunto que vou falar.

Nessa era de Twitter e redes sociais em geral a gente acaba tendo mais acesso, para não dizer invadindo, a vida das pessoas ditas celebridades e é comum ouvirmos falar dessas pessoas “tirando um tempo” para cuidar de assuntos pessoais, ou para organizar a vida, etc, etc, etc. Muito legal, muito lindo... mas muito cor-de-rosa para a rotina de nós mortais. Andava me sentindo assim, atolado de coisas, acumulando uma série delas para fazer quando tivesse um tempo. E realmente acreditava que esse tempo viria, mas afinal de contas: quando seria isso? Não seria. Era a mais pura ilusão. Até gosto de fantasiar e me iludir, mas essa é outro tipo, é a ilusão ruim. A minha rotina não mudará, as minhas obrigações não mudarão, então, é preciso achar um tempo para isso.

Agora vamos trazer isso para o universo musical e falar dos undergrounds: esqueça o discurso de quando tiver tempo vai gravar isso, do jeito tal, ensaiar de tal forma... a menos que você seja da turma dos undergrounds que tem tempo livre (não precisa trabalhar durante o dia ou estudar ou os dois para só depois pensar em tocar), esse intervalo de tempo não vai acontecer. É tudo acontecendo ao mesmo tempo e, hoje em dia, parece que o tempo voa mais do que antigamente. (Teriam os relógios sido acelerados?) O caminho: vai demorar mais, mas faça as coisas aos poucos e com freqüência maior do que o idealizado a princípio. Isso vai garantir que “o barco ande” e, embora demore mais, o ideal vai se concretizar.

Nós brasileiros temos a educação cultural de deixar as coisas para depois, para quando der tempo. Essa ilusão só vai prejudicar a você mesmo. O tempo não se preocupa com os sentimentos, os sonhos, os desejos alheios. O tempo, simplesmente, passa.

Reflexão, mudança, ação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário