sábado, 19 de março de 2011

Conexões esquisitas: brancos e improvisos


Estava tocando violão outro dia e fui surpreendido por uma situação um tanto chata, para quem toca: esqueci a letra da música, que era uma das quais costumava tocar com bastante freqüência há alguns anos. Para não perder a faísca da idéia, acabei ligando a minha experiência com o universo maximizado dos artistas famosos que, eventualmente (ou não), passam por esta situação.

Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam
Tim Maia, por exemplo (lembrei logo dele por ter escrito o meu último post sobre o mesmo), embora não admitisse, frequentemente esquecia uma ou outra letra da sua música. Por improviso de gosto questionável, simulava defeitos técnicos no som e brigava com o operador de áudio para desviar a atenção. Claro que isso não saiu da boca do Tim e, sim, do operador em questão, mas, vamos lá, todo mundo sabe que isso é muito provável de ser verdade. Se é de fato ou não, nunca saberemos.

Outro que costuma esquecer as letras, vez ou outra, é Eddie Vedder, Pearl Jam. Este é mais rápido no improviso e, certa vez, cantando Black esqueceu a primeira parte, lembrou da segunda e decidiu, para não “deixar a peteca cair”, substituir uma pela outra. Quando chegou a vez da segunda parte ele já havia lembrado da primeira e manteve a substituição, evitando o mico de cantar de novo a segunda. Claro que, se não lembrasse, havia outras saídas: encurtar a música, deixar um solo rolar (mas aí dependeria de uma absurda sintonia com os guitarristas e, sim, acredito que haja isso neles) ou pagar o mico mesmo e repetir a segunda parte. Convenhamos que o fã não está muito preocupado com isso na hora do show.

Raul Seixas
Para mim, o mestre de brancos em shows é o grande Raul Seixas. Este sim esquecia as letras com uma freqüência quase que religiosa! Por conta da bebida, sim, mas isso não muda o fato. O problema é que esta causa do esquecimento também impedia a ação do improviso: pensamento rápido. E como Raul é Raul, ele também não se preocupava tanto assim. Muitas vezes ele apelou para um dos truques mais manjados – o famoso “só vocês”. Outras vezes ele simplesmente admitiu que não lembrava e passou a música. E, a solução que eu mais gosto dele, algumas vezes ele inventava uma letra na hora. E quando fazia isso, acho que nem sempre era por esquecimento. Acredito até que em alguns casos ele estava tão na vibe do show que queria falar outra coisa e pronto.

Bom, isso tudo alivia meu aborrecimento por ter esquecido a letra da música que eu tocava no violão, sentado no sofá de casa, afinal, se Tim Maia, Eddie Vedder e, principalmente, Raul Seixas podiam se dar ao luxo de esquecer letras das próprias músicas (e eram/são indiscutivelmente geniais), por que um reles mortal como eu não posso? Não sei se é trash, espero que não, mas vou encerrar com uma das situações em que Raul decidiu mudar a letra da sua música. O vídeo é do magnífico acervo do Raul Rock Club. O improviso é engraçado!

Valeu!




Nenhum comentário:

Postar um comentário