terça-feira, 24 de maio de 2011

Sobre o Billboard Awards 2011

Backstage da Billboard Awards 2011, em Las Vegas (Foto: Billboard.com)

E domingo aconteceu a premiação da Billboard americana lá em Las Vegas. Belo cenário. Gostaria de dizer o mesmo dos vencedores, mas... bem, sem grandes enrolações (até porque o meu tempo hoje, infelizmente, é curto) vamos aos vencedores e comentários sobre tais.

Categoria Top Artist (que seria Melhor Artista aqui): surpreendi-me ao saber que o vencedor foi Eminem. Gostei de não ter sido Just Bieber (putz, é Justin! Sempre confundo!), mas achava que Lady Gaga faturava este. Pelo visto, o que rola por aqui não tem a mesma intensidade do que rola lá nos EUA. Pelo menos eu não vi Eminem em tanto destaque assim, mas tudo bem.
Eminem (Foto: Dig Now)

Top Hot 100 Song: esse eu nem vou comentar. Os concorrentes eram tristes! E como “hot music” para americano sempre é Hip Hop ou R&B, prefiro não falar para não ser injusto.

Top Billboard 200 Album (seria o melhor álbum tomando por referência o ranking da Billboard): Susan Boyle estava concorrendo e isso foi legal, mas na real mesmo quem ganhou foi Eminem, com Recovery. Isso não dá para discutir, já que é só um consolidado do que foi o ano do ranking deles, mas seria legal se Susan ganhasse.

Top New Artist (Artista novo): para o meu desprazer, o vencedor foi Justin Bieber! Esse garoto já está nas paradas há um tempo e ainda ganha prêmios de artista novo?? Não concordo, não. Aliás, não concordo com prêmio nenhum porque é tétrico! Quem sabe quando crescer não vira astro de verdade... por enquanto, não!

Top Touring Artist (trocando em miúdos, melhor turnê): esta categoria estava mais respeitável! Os concorrentes eram: Roger Waters, Lady Gaga, Michael Bublê, U2 e Bon Jovi. Frente ao que foi a premiação em geral, qualquer um desses para mim era lucro, mas talvez eu votasse em Roger Waters (sendo beem parcial). Enfim, o vencedor foi o U2 (derrubando Lady Gaga, favorita). Boa escolha! Os shows deles são inegavelmente espetaculares!
U2 recebendo o prêmio da Billboard (Foto: Buzznet)

Top Duo/Group (melhor dupla ou banda): mesmo não sendo fã, gostei de ver Linking Park e U2 concorrendo a este prêmio, mas quem levou mesmo foi (oh!) The Black Eyed Peas. Não vou reclamar deste grupo porque tem talento, embora eu não goste do estilo de música. De qualquer forma, merecido.

Top Country Album: olha... quem ganhou foi a country-pop da onda lá que é a tal da Taylor Swift. Ok, mas para mim, country é outra coisa. Quase todos os concorrentes fazem um som muito do pop! Ponto, então, para Zac Brown Band que é a única banda daquelas que tem um som country de verdade.

Pulo Rap Album e vamos para Rock Album: quem não conhece a banda vencedora, que foi Mumford & Sons, não está perdendo muita coisa, não. Aliás, se isso é Rock eu não sei mais do que eu gosto! Nunca pensei dizer isso, mas preferia que o Linking Park ganhasse (concorreu, mas perdeu).

Top Social Artist: Justin levou. Esse prêmio tem a ver com influências em redes sociais, o que prova que número de seguidores em Twitter não diz muita coisa, já que Lady Gaga, mais uma vez perdeu. Já em Top Digital Song (música digital), nenhum dos dois concorreu e quem ganhou foi Taio Cruz.

Justin Bieber ganhou grande parte dos prêmios ligados a popularidade por redes sociais, mas na hora do vamos ver mesmo, como Top Male Artist (melhor artista masculino) por exemplo, ele escorregava. E até na hora de Pop Artist, quem venceu foi (enfim) Lady Gaga. Train ganhou prêmios como melhor Artista e Música de Rock. Para quem não conhece, é uma banda com um rock mais suingado e potencialmente mais leve. Aliás, a contar pelas categorias de rock que ganharam prêmios eu diria que o Rock americano está entrando em uma tendência de rock suave, sem grandes pesos de guitarra. Até o alternativo que ganhou foi um som limpinho. 

Neil Diamond, homenageado com o Icon Award (Foto: Billboard.com)

Pessoal, não vou poder continuar falando de prêmio-a-prêmio (até tentei, mas não deu), uma porque o post vai ficar gigante, e outra porque o “tempo urge”! De qualquer forma, apesar da crítica falar que Justin Bieber dominou a premiação, quem comandou mesmo foi a turma do Hip Hop e R&B que já reina no cenário musical americano há bastante tempo. Ah, e teve uma coisa muito legal: Neil Diamond ganhou o prêmio Icon Award (seria tipo ícone da música)! Gostei da homenagem e, sei que vai ser a terceira vez que posto vídeo com esta música, mas vou encerrar com a apresentação dele no prêmio que, claro, cantou Sweet Caroline!

Um bom dia a todos! Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário