terça-feira, 12 de julho de 2011

Do Rock, Pop e suas (in)verdades


The Beatles (Foto: blog Diário dos Beatles)
Existe uma verdade, dentre tantas, que diz respeito a todo ser humano gostar de histórias. Provavelmente isso não é absoluto, mas eu particularmente gosto. E na verdade o mundo da música é repleto de histórias! Agora... são verdades ou mitos? Selecionei algumas para este post.

Uma das bandas que tem mais histórias são os Beatles. Paul McCartney teria morrido e sido substituído, George Harrison foi abduzido, eles fumaram maconha no Palácio Buckingham (residência da família real inglesa)... como diriam os americanos: bullshit! Tudo mentira. No último caso, eles até chegaram ao Palácio “doidões”, mas não fumaram lá dentro. São doidos, mas não burros.

E o que dizer das histórias de Kurt Cobain, contadas por ele mesmo, sobre sua vida? Disse ele ter morado na ponte durante a adolescência quando foi expulso de casa. Bom, expulso de casa ele até foi mesmo, mas... não, não morou debaixo da ponte. Ele até ia para a ponte, mas apenas para consumir drogas com seus amigos. Outra história mitológica envolve o cantor Eddie Vedder, do Pearl Jam, e diz que Kurt e ele eram feitos cão e gato. Na verdade, eles nunca foram inimigos como a mídia pintou. Essa história começou de uma suposta briga entre os produtores por causa da venda dos discos. Nevermind e Ten foram lançados em 1991 e os produtores acharam que um atrapalhou a venda do outro. Se houve briga ou não, não sei, mas o fato mesmo é que houve um acordo entre as bandas para não lançarem mais discos na mesma época. Briga de produtores. Kurt e Eddie? Não eram amigos, mas também não eram o oposto disso. Com quem Kurt tinha problemas mesmo era Axl Rose, mas, afinal, quem não tinha?

Elvis (Foto: blog Royal Trilogy)
Elvis não morreu? Sim, morreu. Essa é velha. Porém, diziam que ele pintava o cabelo. Isso é... verdade! Elvis era loiro e pintava o cabelo de preto, mas não por motivo de doença que a mídia divulgou tempos depois de sua morte; foi tão somente uma jogada de marketing porque seu empresário, sabiamente, achou que seus olhos chamariam mais atenção se os cabelos fossem escuros. Ah, e não, Elvis não engordou por motivo de abstinência, afinal, ele não se drogava, exceto por remédios contra ansiedade que o viciaram no meio-final da vida. O que aconteceu foi o mesmo que todos: envelheceu e, como o metabolismo tende a desacelerar com a idade, quem envelhece comendo mal, inevitavelmente, vai engordar.

Raul Seixas fez um pacto com o diabo. Hã... não, não fez. Ele até participou de alguns rituais exotéricos com Paulo Coelho que adora contar historinhas e dizer que houve um ritual em que mexeram com forças poderosas, e ele escapou e Raul não, e tal e tal... tudo balela! Não teve nada disso. E outra coisa (de uma vez por todas): Sociedade Alternativa foi uma música e... ponto! Ela não existiu de fato. Até foi idealizada, mas não saiu do papel.

Raulzito (Foto: Memorial Raul Seixas)
Agora, vamos ao bode expiatório número um do rock: CIA. Jimmi Hendrix, Jim Morrison, Bob Marley... todos tiveram mitos dizendo que a CIA os assassinou. Quem inventou isso, certamente, não entende nada de política e não sabe a finalidade da CIA. Vamos admitir que morreram por própria culpa e deixar de querer engrandecê-los? Eles já foram grandes o suficiente; não precisam disso.

Vou encerrar com a mais absurda de todas: nos anos 80 alguns lunáticos (só pode!) inventaram de dizer que Michael Jackson e Janet Jackson eram a mesma pessoa e, por isso, lançavam discos em anos alternados. Pelo amor de Deus! Nem vou comentar. O motivo da alternância de períodos de lançamento era tão somente para Michael não ofuscar tanto a Janet. Somente isso. Essa foi demais!

Por hoje, encerro! Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário