quarta-feira, 13 de julho de 2011

O dia em que preto não é luto




Hoje, todo mundo sabe, é o dia internacional do Rock’n’Roll. Na verdade eu ia escrever sobre a história do rock e tal, mas de repente me veio a cabeça que isso seria muito trivial, então, proponho um momento mais pessoal sobre este dia: vamos falar do início do rock... para as pessoas.

Arthur Crudup (Foto: Blues Search Engine)

Talvez os amantes da MPB, do samba, do forró ou qualquer outro estilo musical sintam a veia pulsar quando escutam essas músicas, mas é difícil imaginar outro estilo que movimente tanto, não só gosto musical, mas comportamento também! Sorte de quem viu o início de tudo! Arthur Crudup, Little Richard, Chuck Berry... quem não gostaria de ter visto o surgimento desses ícones? Elvis Presley e o princípio da transformação dos rockers em astros? Claro, quanto ao Elvis é mais fácil ter acesso a materiais do que os mais antigos, mas mesmo assim.

Muitos da geração dos 60 (nascidos nos anos 50, por exemplo) devem ter conhecido o Rock com The Beatles. Felizardos, já que a banda viria a ser considerada a maior de todos os tempos. Alguns críticos os consideram como a primeira Boy’s Band da história! Meio forçado, mas tudo bem. O fato é que a sua influência já atravessa meio século (e acho que ainda vai perdurar por mais alguns anos).

Led Zeppelin (Foto: blog 15 Álbuns)

A geração dos 70 pode ter dito que o rock entrou na sua vida com Led Zeppelin, talvez, Pink Floyd, Aerosmith. Outros poderiam ainda ter influências de Jimmi Hendrix ou Yardbirds, que estouraram em meados dos 60. Eu admito ter inveja dessa época, porque talvez tenha sido o grande apogeu criativo do Rock, onde o maior número de bandas entupidas de espírito rock nasceu! Rock, poesia, atitude e ideologia se misturavam nesse tempo... todas cozidas na mesma panela. Nessa época, ainda, quem estava no Brasil pôde ver o sucesso dos Mutantes e Raul Seixas, artistas que tinham clara influência do rock norte-americano e formaram as bases do rock nacional, que influenciou tudo aquilo que veio até nós (para quem é dos anos 80/90) algum tempo depois.

E veio, com os anos 80, o movimento metaleiro, quando estourou bandas como Iron Maiden, Metallica, Sepultura. Ficou mais fácil identificar quem curtia rock, porque os jovens dessa época estavam mais estereotipados, com roupas pretas, cabelos (bem) longos, braceletes e afins. Era nítido, para quem não tinha entendido ainda, que não se tratava só de um estilo de música, mas toda uma cultura.

Metallica (Foto: Retardzone)
Anos 90, e para mim, a época em que o rock bateu à minha porta. E também, a década do grunge! Lembro como ontem quando, em meio a um disco de coletâneas diversas (misturando pop, dance e rock) estava uma música chamada Rape me de uma banda com um vocalista de voz rascante, chamada Nirvana. E o tempo parou. E eu pensei: “mas como eu nunca ouvi isso antes?”. Sim, eu sou amante de rock antigo (50, 60, 70), mas tudo começou ali, naquele momento. Creio que era 1994. O ponto de partida foi esse. Daí, parti para conhecer todo o vasto universo do rock e acabei por me identificar mais com os clássicos, mas até hoje sou fã declarado do Nirvana e acabei por gostar muito de grunge também. Tá bom, tá bom, eu só não gosto do rock atual, admito.

A todos os rockers, a todos os amantes de rock, a todos os que conseguem ouvir o rock com a alma e contar sua história através dele, da trilha sonora de cada momento das nossas vidas... a todos nós, comemoremos o dia do Rock! Ao menos um bom pretexto para curtir um bom e velho Rock’n’Roll e se divertir um pouco! Encerrando com 3 vídeos para manter o clima!

Valeu!







Nenhum comentário:

Postar um comentário