quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Insatisfação: da sua potência e seu pseudopessimismo



Difícil aquele que não tenha escutado frases como: “a economia é o motor da história” ou “a economia é o que move o mundo”. Teorias conhecidas e vindas de pensadores e economistas como Karl Marx e Adam Smith. Na verdade, desde que o capitalismo fincou raízes no mundo (e nas nossas mentes) tendemos a enxergar dessa forma, mas eu ainda continuo achando tudo isso uma grande ferramenta. O homem criou a economia e, juntamente, todas as suas ferramentas... como a moeda, por exemplo.

Desses inventos simples, que se tornaram muito complexos, é que surgiu a necessidade de ganhar dinheiro e os desejos de riqueza e tal. Ok. Só que, como falei, são ferramentas. São o depois que, com freqüência, enxergamos como o princípio. Confusões normais de gente, e de gente que não tem tempo para refletir também. Aliás, esse é um privilégio que as gerações manipuladoras tentam cada vez mais nos privar. É uma pena. Bom, mas não é disso que estou querendo falar, mas sim, daquilo que é de fato o princípio. O que realmente move o mundo... parênteses: mover o mundo é mover as pessoas, claro. O mundo mesmo não está nem aí para as nossas questões existenciais. Enfim, o que realmente move o mundo é o sentimento de insatisfação!

É desse sentimento que surge a vontade de querer mais, diferente, novo, melhor... e todos os desejos que alimentamos todos os dias. Quando estamos satisfeitos, não queremos mais nada. Estamos plenos. Imagine, se for possível, a satisfação absoluta, em todos os campos da sua vida... você não iria querer mais nada de novo. Estaria plenamente confortável... e conformado. Só que a insatisfação mexe com os nossos nervos, com nosso ego, com nosso orgulho... e nos faz batalhar por algo que nos prometa a satisfação. E nessa, criamos todas as engenhocas possíveis para realizar essa promessa. Então, pessoal, quando ouvirem novamente dizer que a economia move o mundo, saibam que o interlocutor está enxergando somente uma parte do todo. E foi enganado pelo seu próprio desejo que é, simplesmente, se satisfazer.

E, então, paremos de criticar tão severamente os insatisfeitos! É deles que provém, não só mudanças financeiras, mas científicas, sociais e em todos os campos que envolvem nosso cotidiano! Os satisfeitos não necessitam de novidades. Os insatisfeitos, sim, buscam sempre mais. Bom ou ruim? Depende. Apenas vale sabermos que não é um sentimento negativo por inteiro. É um grande motor! Para o bem ou para o mal. Mas aí caímos na questão das escolhas e é um outro papo, um outro dia.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário