sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Títulos, famas, rótulos e Cranberries


The Cranberries (Foto: Norma Monroe/Last.Fm)

Parece que “rankear” as coisas é uma prática comum das pessoas. Na música mesmo, é tudo com base nisso. Os 10 melhores guitarristas, as 100 melhores músicas, a melhor banda de todos os tempos... e por aí vai. Eu sempre tive uma dificuldade imensa em montar rankings na música. É muita coisa boa, diferente, particular, para conseguir atingir o ponto de justiça de um critério e dizer: “esse é o melhor”. Uau! Parece forte isso! De qualquer forma, andei pensando sobre quem seria o detentor do título de melhor banda da história. Como classificar isso?

O mais comum de ouvirmos é que os Beatles são os melhores, até hoje. Eu amo os Beatles! Gosto muito de ouvir o seu som, mas nunca entendi exatamente porque eles são os melhores! Puxa vida, os melhores de toda a história?? E os outros? Elvis, Jimi, Soundgarden, Pink Floyd, Clash, Dylan... tantos astros, tanta gente boa! Bem, para criar um título desses é preciso ter um referencial, certo? E se isso for particular, qual seria o referencial para mim? Depois de muito pensar, talvez a melhor banda do mundo seja, de fato... The Cranberries! Surpreso(a)?

Capa do álbum No need to argue (Foto: The Two Timers)

Eu nunca fui tão fã deles. Minhas bandas/cantores favoritos são Nirvana e Raul Seixas, quem me conhece sabe desde sempre. Acontece que The Cranberries tem um detalhe importante e, para mim, único até hoje: não há uma música sequer deles que eu não goste! Não sei se é só comigo, mas nunca vi nenhuma banda que não tenha nenhuma música ruim! E, para mim, ainda não ouvi nenhuma música ruim deles! Claro que é minha opinião, meu gosto, mas uma banda que não tem nenhuma música ruim até hoje, bem que merece o título de melhor banda da história!


Dolores O"Riordan (Foto: Fr2day.com)

Falando um pouco deles, é uma banda que engatinhou em 1989 e se consolidou em 1990. Gosto da química da banda, embora seja comum ouvir destaque para Dolores O’Riordan, vocalista de voz singular (consegue ser forte ou frágil ao seu bel prazer). Possui 5 álbuns gravados (eu não sei se já lançaram o 6º álbum, previsto para este ano). Sua maior obra, segundo a crítica, é No need to argue, que tem os hits Ode to my family e Zombie, mas existem mais hits espalhados pelos outros álbuns também, como Dreams, I Will Always (do disco Everybody else is doing it, so why can’t we?), Hollywood, Salvation (do To the Faithful Departed), Just my imagination (do Bury the Hatchet), Every morning e Carry on (do Wake up and smell the coffee). Bom, todas as músicas desses discos são boas e sei que muitos discordam do que escrevi, mas ainda assim convido a quem, por acaso, não conhece a banda que ouça a sua obra, pois são músicas que valem a pena! Há tempos queria dedicar um post a eles; hoje consegui!

Um brinde ao The Cranberries e sua qualidade musical!







Nenhum comentário:

Postar um comentário