sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dos acústicos e unpluggeds e a alma nua do rock



Nirvana na gravação do MTV Unplugged in New York, 1993.


Tem muita gente que não gosta, que acha que falta algo, mas eu devo admitir: sou um adorador de acústicos (unpluggeds) de rock! Acho que nesse tipo de projeto ou show ou qualquer coisa que queira chamar... é possível sentir a alma das músicas e, ainda mais, dos músicos! Não que eu não goste das versões originais e com efeitos; eu gosto, mas talvez a simplicidade dos acústicos me faça experimentar um tipo de sensação diferente e que muito me agrada. Como acredito que o rock é muito mais cultura do que efeito sonoro, a falta das distorções e efeitos carregados não me faz desanimar. Eu apenas entendo que é uma forma diferente de se ouvir a banda.

A onda de gravar acústicos no meio rock foi promovida pela MTV e, como deu certo, esse projeto foi durando anos e sendo feito com diversas bandas. A primeira banda a gravar um MTV Unplugged foi o Squeeze, em 1989. Aqui no Brasil, embora muita gente diga que foi o Barão Vermelho quem gravou o primeiro Acústico MTV, o inaugurador do projeto foi Marcelo Nova, que fez o programa piloto. Ele já vinha fazendo uma turnê acústica na época em sua carreira solo e, por isso, foi convidado pela MTV para testar o formato. No ano seguinte, foi a vez da Legião Urbana gravar aquele que talvez tenha sido o mais simples já feito até hoje! Foram usados 2 violões e percussão. Bem básico, mas quem conhece sabe: foi uma grande obra!
 
Gravação do Acústico da Legião Urbana, 1992.

Aqui no Brasil, o Acústico MTV ficou conhecido por um tempo como o ressuscitador de bandas, já que os Titãs voltaram ao topo das paradas por conta disso. Claro, esse acústico é, sem dúvida, um dos melhores discos deles e, na minha opinião, um dos melhores acústicos que a MTV brasileira já produziu! Além deles, Capital Inicial ressurgiu por isso e até o Kid Abelha também. Aliás, o Kid Abelha conseguiu a façanha de ter o acústico mais vendido da história no Brasil! Confesso que não sou muito fã deles e prefiro outros como Legião, Titãs, Capital e Cassia Eller, mas é um bom disco, sim. Falando em termos internacionais, quem mais vendeu unplugged foi R.E.M, seguido por Eric Clapton. E, diga-se de passagem, vendagem super merecida! O álbum é muito, muito bom!
Sendo sincero, eu não saberia dizer qual o melhor acústico ou unplugged gravado até hoje. Nem mesmo se dividisse em categoria nacional e internacional, eu saberia escolher um em cada. O que eu gosto mesmo é de sentir o clima de “roda de violão”, o clima de tom menor que essas obras proporcionam, como se fossem momentos mais intimistas com as bandas. E é ali que a qualidade e a sintonia da banda afloram ainda mais! É como ouvir a banda sob outro prisma. Em resumo, uma faceta a mais para se fazer arte no rock! Tentando listar meus favoritos, vamos lá (top 5):
 
Nacionais:

1. Legião Urbana
2. Capital Inicial
3. Cassia Eller
4. Rita Lee
5. Lulu Santos
 
Internacionais:

1. Nirvana
2. R.E.M.
3. Pearl Jam
4. The Cranberries
5. Korn
 
Internacionais foi bem difícil! A única vantagem, se é que se pode chamar assim, é que alguns clássicos eu não cheguei a ver/ouvir. Pretendo, mas sei que isso vai tornar ainda mais difícil ranquear uma lista. Eu sei que o Nirvana foi bem tendencioso, já que é uma das minhas bandas favoritas, mas ainda assim foi uma obra bem gravada, um repertório inesperado, para os padrões dele, e uma performance igualmente diferente para eles. Pearl Jam foi mais parecido com o que eles sempre se apresentaram, mas Vedder, ao invés se estar mais comedido, como era de se esperar, estava cantando de forma muito intensa e fez um trabalho excepcional! Cranberries não decepciona nunca e fez um material infalível e emocionante! R.E.M, como já falei, é merecedor de ser o mais vendido porque o acústico da banda é muito bem produzido, muito bem executado, bom de ouvir mesmo! O do Korn, quem não conhece, recomendo muito! Mesmo quem nem seja fã deles (como eu não sou) vale a pena conferir! É carregado de energia! Muito bom!
 
Por hoje é só! Obrigado a quem curtiu! E viva o rock, em todas as suas formas!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário