terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quando o futuro é nostálgico



Este ano um dos mais marcantes filmes da minha infância completa 25 anos. “Saudosista confesso” que sou, não poderia deixar de falar dele: Back to the Future, ou De volta para o futuro como, em raros momentos de lucidez, nossos tradutores respeitaram o título original. 

Vou começar esclarecendo um breve rumor que se formou em torno disso: disseram que a comemoração dos 25 anos do filme está sendo feita agora em Outubro por ser o mês de lançamento dele na época. Isso não é verdade. Na realidade, Outubro é o mês em que, no filme, o personagem Marty McFly se encontra com o Dr. Brown para, então, fazer sua primeira viagem na De Lorean (o carro-máquina do tempo).  A data foi 26 de Outubro de 1985, quando McFly, fugindo dos terroristas que atiraram no Doc Brown, viaja até a data de 05 de Novembro de 1955. A data de lançamento de Back to the future foi 03 de Julho de 1985 nos Estados Unidos e 29 de Dezembro do mesmo ano aqui no Brasil. De qualquer forma, a idéia de comemorar no dia da viagem no filme foi boa!

 

 Vou falar sem medo de errar que a trilogia de Back to the future é uma das melhores que conheço. Aquela que conseguiu misturar ficção com comédia sem ser pastelão! Aquela que lançou muitas das “geringonças” que usamos hoje em dia (dá uma olhada na TV tela plana que temos hoje)! Aquela que mais cenas marcantes (que todo mundo que viu, lembra até hoje) tem! Enfim, aquela que eu nunca enjoo de ver. Pode passar quantas vezes forem na TV que eu assistirei todas! Quem curtiu essa época que me apoie!

Hoje em dia é mole entender, mas como bagunçava a minha cabeça na época e eu via-me obrigado a recorrer ao meu irmão (que é 3 anos mais velho) para me explicar o que diabos estava acontecendo! Como não se lembrar do contexto caricato em que McFLy se metia com Biff, sua mãe Lorraine, seu pai George, em confusões de universo “teen anos 50” em meio a um assunto tão sério que era salvar o futuro (na verdade, o presente de Marty)? E como ele quase arruinava tudo simplesmente porque Biff o chamava “chicken”! A cena dele chegando aos diversos tempos, sempre desmaiando e, ao acordar, achando ter sido um sonho e falando com a sua mãe... e isso virou simbólico e não repetitivo! Só Back to the future conseguiu esse feito! 

Admito, apesar de curtir a trilogia toda, tenho no segundo, o meu favorito. Talvez por ter mais viagens, ou talvez por ter explorado mais a interpretação dos atores... não sei dizer. Depois, fico com o primeiro e, por fim, o último. Acho que vou até assistir eles hoje! 



Michael J. Fox refez o teaser do Back to the future. Este teaser, ao menos que eu lembre, não foi veiculado no Brasil. Para quem quiser ver os dois (o original e o novo), assistam:




Peço desculpas pelo post extenso, mas essa trilogia merece! Muito boa! E encerro com uma brincadeira feita pelo Tom Wilson (era o Biff; é ator ainda hoje, mas também comediante de stand up) em uma música falando do "pós-back to the future. 



É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário