segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Memórias e música



Sabe quando você acorda com uma música na cabeça? Normalmente, comigo, ela me acompanha pelo resto do dia. Hoje, em exceção ao de costume, não fiquei aborrecido com isso. Ao contrário, bateu uma saudade! E percebi o quanto depositamos nossas memórias em trilhas sonoras. Somos capazes de resgatar a mais remota lembrança - aquela que já estava beirando o esquecimento - apenas em ouvir um trecho de uma música que tocava na época do acontecimento em questão. Em diversos álbuns antigos de música, às vezes, o seu encarte é como um livro que conta a nossa história.

Bom, a trilha sonora de hoje, a qual foi o motivo desse post, chama-se "Stand by me", música de Ben E. King, juntamente com Jerry Leiber e Mike Stoller. Essa música foi eleita uma das canções do século e já teve mais de 500 regravações. Particularmente, gosto muito da versão de John Lennon. Sua letra tem todo o romantismo exagerado dos anos 60, toda a intensidade que suas palavras podem expressar e que, infelizmente, não se vê mais com tanta frequência hoje em dia. É simples, é objetiva, é intensa, é leve, é ilustrada, é coisa de amor de filme... que é o verdadeiro amor, daqueles que todos sentem, mas muitos têm vergonha de admitir. Não sei em que momento, decidiram que sentimentalismo era fraqueza, mas tudo bem.





Ben E. King e banda. (Foto: 411mania.com)
 Enfim, o que eu mais gosto em "Stand by me" é que ela permite que seja cantada com vigor de rock, muito embora seja uma letra leve e ingênua, tanto quanto permite que seja cantada de forma mais... digamos, moderada. Letra leve com musicalidade forte.

E, para dar uma impressão mais individual, essa música é importante para mim porque foi a primeira que cantei em público, ainda estudante da escola de música Schubert. Foi em uma noite de shows promovido pela própria escola, onde eu não cantaria, pois estava iniciando os estudos de canto. Só que tinham poucas pessoas e um dos músicos de lá passou pelo corredor justamente quando eu estava tocando e cantando "Stand by me" e acabou me convencendo que seria legal se eu participasse. Sem palavras para descrever o meu nervosismo naquela noite, mas deu tudo certo. E a partir daí, nunca mais saiu do meu repertório, nem mesmo em rodas de violão com amigos. Já era fã da música, fiquei mais ainda.

Gosto de prestar atenção nas sensações que as músicas me dão. Acho que tenho toda a minha vida contada em músicas diversas. Hoje, então, foi o dia de resgatar essa lembrança. Bom para alegrar o dia e a semana. E, para concluir, é claro, estou postando "Stand by me" na versão de John Lennon.




E é assim.



2 comentários:

  1. Leo, também amo essa música e por sua caus avou dormir hoje pensando nela!!! :) Sabe qual a versão que eu mais gosto? É a versão que melhor ilustra tudo o que você disse sobre ela (veja em http://www.youtube.com/watch?v=LBJrBJ9uMKw). Alguém compilou vídeos de diversos artistas de rua do mundo todo cantando e tocando Stand by me e o resultado é um reggae meio blues de arrepiar! Lindo demais! :) Obrigada por me fazer ver esse vídeo novamente! beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o vídeo, Kel! Essa música é realmente muito boa e conseguiram fazer um clipe bacana também! Não conhecia, não. Valeu a indicação! Beijos!

    ResponderExcluir