quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Os hits e o silêncio

Houve uma época em que ouvia muito mais rádio do que hoje em dia. Não por nada, mas por tempo mesmo. E lembro-me de programas tipo “Jabá” (Transamérica na década de 90. Não sei se ainda existe), “mais pedidas”, “top 10”... enfim, programas onde, em tese, aparecerão os hits do momento. E uma das coisas mais curiosas que rolavam eram aqueles hits de bandas novas, anunciando a chegada de uma grande banda que em seguida... sumia do mapa. É o chamado One Hit Wonder: as bandas de um sucesso só. 
4 Non Blondes

Quem não se lembra de 4 Non Blondes e seu grande hit What’s up? Acho que ainda é possível ouvi-lo em rádios de vez em quando. Foi lançado em 1992 e, se não me engano, Linda Perry foi até eleita a cantora do ano. Foi então que achou que sua banda viraria pop demais e, como isso não a agradava, saiu... e foi o fim da 4 Non Blondes. O engraçado é que Linda não quis ser pop, mas trabalhou para uma série deles. Deixando a carreira de vocalista, ela virou produtora de artistas como Celine Dion, Courtney Love, James Blunt, Christina Aguilera, Pink e até mesmo (creia) Britney Spears. É... arte, arte, negócios a parte. Ok. Enfim, é isso que Linda Perry, do 4 Non Blondes, faz até hoje.

 
E que tal, The Rembrandts? Se o nome é estranho, trata-se da banda que fez a música tema de Friends, I’ll be there for you. Claro que virou hit por causa do seriado, mas uma coisa ajuda a outra, no final das contas. E, apesar do sumiço dos holofotes, eles ainda estão na ativa; lançaram 7 discos além dos projetos solos que os cantores fazem sempre que possível. Confesso que não esperava que ainda existissem, mas tudo bem. De qualquer forma, foi um grande hit! Até hoje tenho na minha playlist (por nostalgia, confesso).
 
The Verve é outro exemplo de One Hit Wonder. Neste caso, acho que foi azar também, porque na época deles, foram ofuscados por bandas como Coldplay e Oasis. O hit deles foi um que curto demais, chamado Bitter Sweet Symphony. Grande música... mas foi a única que caiu nas graças da mídia, em 1997.  Ainda por cima, se envolveram em problemas judiciais, pois Mick Jagger e Keith Richards disseram ter a autoria do instrumental da música. Depois disso, dizem os entendidos, The Verve encerrou as atividades.
 
Steppenwolf
Outra que muitos roqueiros vão discordar é Steppenwolf, com o seu clássico de rock: Born to be wild. Aí vão dizer, “ah, mas Magic carpet ride também fez sucesso!”. De repente, sim, mas vamos combinar que sucesso mesmo, foi o “Born”. Se houve outro, só mesmo para os fãs específicos da banda. Estamos falando de hits! Agora, por terem ganhado fãs rapidamente, já que a música tomou uma proporção e importância grande no mundo do rock, eles conseguiram se manter na estrada e fazem shows até hoje. A banda é boa mesmo e é a cara do Hard Rock (desculpem-me os metaleiros, mas não acho que sejam exatamente Heavy Metal).
Houve o The Cardigans, com seu hit Lovefool de seu terceiro cd e que estourou em 1996. Dizem que ainda fazem sucesso na Finlândia, Noruega e Japão. Mais recentemente também tem a banda Hoobastank, que estourou na MTV e rádios com o hit The Reason. Estes ainda tocam (nem teria dado tempo de desistirem ainda), mas o que me espantou foi saber que eles na verdade estão na estrada desde 1994! Para quem (como eu) pensava que era bandinha produzida por gravadora, saiba que eles ralam desde os anos 90. Bom saber, mas o fato é que não conseguiram mais emplacar nada; pelo menos até agora.
 
Agora sim, uma clássica situação de One hit Wonder: todo mundo que pegou os anos 80 se lembra da música Your Love. Duro é lembrar quem canta. Na geração youtube é mole. E se o nome da música em si não lhe diz nada, ao final do post tenho certeza que vai lembrar! E este hit é da banda Outfield, que nada mais conseguiu do mainstream depois disso. Incrivelmente, continuam na ativa e até lançaram um Live In Brazil em 2001. Espero que não tenham sido obrigados a tocar Your Love repetidamente durante o show.
 
Virgulóides. Capa do cd "Virgulóides?"
Vamos falar de alguns daqui também: A MTV rodou até enjoar o clipe dos Virgulóides, Bagulho no Bumba. Lembram? Pois, eles ainda gravaram mais 2 discos, estiveram aqui no Rock in Rio (2001) e, então, sumiram. Uns e Outros lançaram o hit Carta aos missionários. Boa música também, mas não conseguiram ir adiante no mainstream. Continuam na ativa, tem site, gravam, fazem shows, mas nem cheiro do sucesso que os colocou na mídia.
 

Menos insistente, Vanessa Rangel estourou com Palpite, tentou outro disco e depois, morreu na praia. Voltou à antiga profissão, servidora pública federal. Possivelmente, deve fazer isso até hoje. Não há mais notícias dela.
 

Capa do cd da novela Vamp
Uma das novelas mais pops entre os adolescentes no tempo dos 90, Vamp, lançou um hit nas rádios: Noite preta de Vange Leonel. A novela acabou e levou o sucesso de Vange junto. Não emplacou mais nada na música e hoje se dedica a literatura e teatro (escreveu 4 livros e 2 peças).  

Particularmente curti todos esses hits (exceto o dos Virgulóides, que nunca curti muito) e acho que se fosse eu, faria o mesmo que alguns fizeram: não desistir. Esse negócio de virar hit já faz parte da indústria da música e depende muito de tendências da época. Que bom que eles conseguiram em algum momento e que merda que a indústria fechou as portas depois. Acontece! Coisas do mercado! Ainda prefiro ficar com a arte em si. É o que vale! E também não concordo que as bandas de um hit só ficam nessa por incompetência de seguir adiante. Nem sempre. Às vezes optam por continuar tocando o que acreditam. Sei lá. Ainda sou o “último romântico” músico.
 

É isso. E deixo aqui um dos grandes hits que falamos: Your Love, do Outfield. 






  
Valeu!

4 comentários:

  1. Mto bom o post, Leo!! Tirando os Virguloides e o tema de Friends (não gosto do seriado), gostei de todos os Hits nas suas épocas.
    E Your Love está até hoje na minha playlist pros momentos dance music... rs Se eu for dj por um dia, ela tocará! Certeza!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo! Te confesso que tive que entrar no youtube pra ver que musica era essa, Your Love!rsrsrs. A lista ta muito boa, curti todas essas musicas!! Alias até hj sou muito POP! rsrs Sobre The Cardigans, tb curtia o hit Kiss Me!! Do The Verve, acrescentaria o hit Lucky Man! Tem uma outra banda que nao sei qual é o nome,teve um hit de sucesso, depois nunca mais ouvi falar... me lembro que o refrao era:

    hum hum hum hum
    hum hum hum hum

    hum hum hum hum
    hum hum hum hum

    de um cara com a voz grossa, tipo de ópera. rsrs

    bjoo

    Carol

    ResponderExcluir
  3. a musica se chama MMM MMM MMM BANDA SE CHAMA
    Crash Test Dummies

    BEIJO CAROL ME LIGA RSRS 1177192712

    ResponderExcluir
  4. Ei, o blog virou site de encontros românticos?? ...rs... Essa galera, vou te contar! ehehe

    ResponderExcluir