sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um conto de Caroline


Estou há tempos com uma música que não me sai da cabeça: Sweet Caroline, do Neil Diamond. Sendo sincero, nunca fui exatamente um fã do Neil Diamond e, inclusive, conheci a música primeiro para depois saber que era dele, mas tudo bem. Não vem ao caso.

Parênteses: É incrível como esse lance de ficar com música na cabeça pode durar semanas e ainda mais incrível como começa a ocorrer uma série de perseguições astrais, cósmicas e afins que fazem com que a gente comece a ouvi-la em rádios, TV ou até em pessoas que passam por nós cantando o diabo da música em questão! Isso deveria ser estudado!

Voltando: como não consegui ignorar e nem mudar a estação da minha rádio mental, me rendi. Fui prestar a atenção na Sweet Caroline e descobri nesta uma bela música, daquelas letras singelas que beiram o cafona, mas conseguem ser tão bem musicadas e interpretadas que viram uma canção romântica aceitável. E só aceitável porque roqueiro tem a mania estereotipada de ter que rejeitar esse tipo de canção. Como não curto esse tipo de regrinha (nem mesmo as da rebeldia) prefiro admitir que é uma música muito bonita!

Existe uma história por trás dela. Há quem pense, muito equivocadamente, que ela é recente, anos 90. Isso tem um motivo: nessa época ela começou a ser tocada num dos maiores estádios de Baseball dos Estados Unidos: Boston’s Fenway Park. Para ser mais exato, Sweet Caroline tornou-se um hino informal do time Boston Red Sox (ou só Red Sox, como os americanos costumam chamar). A partir daí, essa música passou a tocar em torneios universitários de lá e até hoje não se desvincula de eventos esportivos americanos. Bom, na verdade mesmo, essa música data de Setembro de 1969 (muuuito antes de ser hino do Red Sox, então) e, por palavras do próprio Neil Diamond, teria sua fonte de inspiração na filha do presidente John Kennedy. Dizem, inclusive, que Neil cantou Sweet Caroline para a Caroline em pessoa em 2007 quando esta completou 50 anos de idade.

Verdade ou não, a música foi e ainda é um sucesso, dentre outros, de Neil Diamond e já foi bastante tocada por artistas diversos, inclusive, Elvis Presley na sua turnê de 70. Aí estava eu assistindo um seriado que está a todo vapor na TV americana (acho que por aqui também), por insistência da minha mulher, e que música um dos personagens canta? A tal da Sweet Caroline. Só para não deixar sair da cabeça! Tudo bem. Eu realmente gosto dela. Para quem está curioso em saber que seriado é esse, trata-se de um seriado teen chamado Glee (que tem seu lado positivo, para minha surpresa), mas deste eu falarei futuramente.



Por hoje é só.

Um comentário:

  1. Amoooooooooooooo! Ainda mais com Puck cantando!!

    http://www.youtube.com/watch?v=bro1uLtlMxs

    ResponderExcluir