terça-feira, 21 de setembro de 2010

Conexões esquisitas


Apenas uma observação de cotidiano: passei por um lugar chamado a "Sapataria da Pizza". Não sei se todo mundo pensaria o mesmo, mas dificilmente me convenceria de ter uma boa pizza, à primeira vista. De repente até tem ótimas pizzas e eu perdi a oportunidade.

The Who (Foto: Last FM)
De qualquer forma, chamou a atenção para nomes estranhos. De onde surge um nome desses? Mergulhando no mundo da música, achei uma série de coisas tão esquisitas quanto (e curiosas também). The Who, por exemplo, reza a lenda, escolheu o nome "no cansaço". Numa reunião de brainstorm para decidir o nome, de tanto ouvirem idéias e mais idéias (ruins), algum deles, já sem conseguir prestar atenção em mais nada perguntou, após não entender a última sugestão: "Os quem?"; e assim, então, teria surgido o nome da banda. Aqui no Brasil, história parecida aconteceu com o Ultraje a Rigor. O próprio Roger contou que a banda tentava um nome, mas não sabia qual. Só queria que fosse algo irreverente e pensaram em Ultraje (somente). Não soou muito confortável e, no meio da discussão, chega o Scandurra (na época guitarrista deles) e eles perguntam: "O que você acha de Ultraje?"; entendendo errado a pergunta, ele responde: "Um traje? Que traje? Um traje a rigor?". E foi genial. Houve o caso da Bidê ou Balde, também, que não sabiam qual dos dois nomes era melhor; na dúvida, botaram os dois mesmo. Não tão genial, mas, foi engraçado. Ok. Não. Deixa para lá.


Roger, Ultraje a Rigor. (Foto: blog Blablablá)
Voltando aos nomes estranhos, agora no mundo underground do rock, seguem alguns: Abismo Solar, Barulho S/A, 37 Não é Febre, Costeletas de Fogo, Pastel de Miolos... e por aí vai. Estes eu nem me atrevo a questionar a origem. Tem coisas que é melhor não saber.

Isso tudo, essa conexão toda, por causa de uma pizzaria... ou sapataria... sei lá. Dessa vez vou encerrando por aqui, com menos palavras. Era para ser só um devaneio breve, mas uma coisa sempre acaba se conectando com outra. Com mais tempo, de repente, eu me aprofundo mais nisso. Veremos.

É só.


Um comentário:

  1. Espero que você se aprofunde, porque esse assunto é muito legal e curioso!!! beijos

    ResponderExcluir