quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conexões esquisitas: os nomes artísticos


No ano passado escrevi aqui sobre as origens um tanto quanto esquisitas dos nomes de algumas bandas que conhecemos (se não leu na época, clique aqui!). Outro dia estava pensando em outro ponto: por que os artistas gostam tanto de usar pseudônimos? Talvez seja para separar seu lado pessoal do profissional, ou talvez por quererem adotar um nome mais poético, mais forte ou algo do tipo.
B. B. King (Foto: Tasic Dragan)

Vamos entrar no mundo do rock e pop, onde existe a possibilidade do motivo dos pseudônimos ser por pura estratégia comercial (nomes de impacto; coisas de teorias publicitárias que só os magos entendem). Na verdade, fui por esta teoria, mas ao pesquisar alguns, me surpreendi pela característica pessoal da escolha dos nomes artísticos – o que eu considero muito menos mal, por sinal. B.B. King, por exemplo, tem como nome de batismo Riley King. Quando trabalhou como DJ ficou conhecido como Beale Street Blues Boy. Disso, evoluiu para Blues Boy King e, sem dificuldades, entendemos como isso terminou.

Billy Idol é mais curioso. Seu nome real é William Albert Michael Broad. Billy, nos EUA e Inglaterra é um apelido comum para William, tal qual Zé é para José aqui no Brasil, mas o que eu achei interessante foi de onde ele tirou o “Idol”. Nos tempos de escola, por seu comportamento, era chamado pela professora de “idle” (vagabundo, preguiçoso). Sarcasticamente, Billy fez um trocadilho para o nome tal qual o conhecemos hoje. Genial quando se sabe a história!

Robert Zimmerman. Estranho nome? Pois é um dos mais conhecidos artistas da música internacional. Trata-se de Bob Dylan. Ele achava seu nome demasiadamente étnico e optou por pegar emprestado o nome de um poeta que admirava: Dylan Thomas. Bob é apelido comum para Robert (mesmo caso de Billy). Até que seu nome esquisito combina com sua figura pessoal, mas tudo bem.

Outra lenda da música: David Bowie. Seu nome é David Robert Jones e durante muito tempo usou o nome David Jones, mas em 1966 adotou o sobrenome Bowie para não ser confundido com Davy Jones do The Monkees. Jim Bowie era um ator americano que divulgou a marca de canivetes Bowie e teria sido daí a origem do nome escolhido por David.

Eddie Vedder (foto: blog Your Song List)
Eddie Vedder é um nome artístico que não é exatamente inventado. Seu nome de batismo é Edward Louis Severson III. Vedder vem do sobrenome da sua mãe, que se chamava Karen Lee Vedder. Ele passou a adotar o nome da mãe quando descobriu que o seu padrasto não era seu pai de verdade (o que aconteceu relativamente tarde na sua vida).

E Bono Vox? É uma expressão em latim para “boa voz”. Seu nome é Paul Hewson e seu pseudônimo foi um apelido dado pelo seu grupo de amigos na adolescência; por sinal, ele só passou a gostar desse apelido quando descobriu o seu significado.

Não vou me estender tanto, mas deixo abaixo outros exemplos de nomes reais de astros do mundo pop e rock:

Sting (Foto: E! Online)
Bon Jovi - John Bongiovi Jr.
Elton John - Reginald Dwight
Axl Rose (Guns N'Roses) - William Bruce Rose Jr. (depois William Bruce Bailey, nome do padrasto).
Chuck Berry - Charles Edward Anderson Berry
Iggy Pop - James Newell Osterberg Jr.
Little Richard - Richard Wayne Penniman
Marilyn Manson - Brian Hugh Warner
Ringo Star (Beatles) - Richard Starkey Junior
Sid Vicious (Sex Pistols) - John Ritchie
Slash (Guns N 'Roses) - Saul Hudson
Steven Tyler (Aerosmith) - Stephen Victor Tallarico
Sting - Gordon Summers
Syd Barret (Pink Floyd) - Roger Keith Barrett

São tantos que daria até para escrever um livro sobre o assunto. Nada contra, acho até interessante essas histórias por serem, muitas vezes, exóticas, outras mais simples do que poderíamos imaginar. Independente do motivo de alterar o nome, isso acaba sendo mais um elemento do mundo pop e, afinal, curiosidades sempre são assuntos que, no pior das hipóteses, rendem um bom papo de mesa de bar.

Voltemos à vida de todos os dias! Divirtam-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário