quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rock: a digital de Haley

 
Bill Haley (Foto: blog Radio Dona Rosa)
Hoje quero fazer uma breve homenagem a uma pessoa que, em muitos casos, já vi esquecerem de mencionar na história do rock. Nesta data faz 30 anos da morte de Bill Haley. Se o nome soar estranho, não se preocupe; ao final do texto, tenho certeza que saberá de quem estou falando.

Bill Haley começou sua carreira em 1946, tocando country, mas logo foi beber da fonte que Arthur Crudup e Chuck Berry também começavam a beber enquanto Elvis ainda não tinha surgido: o bom e velho Rock’n’Roll. Alguns dizem, inclusive, que Crazy man crazy, música de sua autoria, foi o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Atribuem a ele também a popularização do Rock como estilo de música para os brancos americanos, estendendo o tapete para Elvis aparecer e tornar-se, então, o Rei do Rock. E mais, o primeiro musical de rock foi estrelado por ele, devido ao seu hit See you later Alligator.

É como sempre digo: a história do rock é feita de muitas partes e há muitos artistas que a compõe, seja no início, seja na divulgação, seja na simbologia... em qualquer aspecto. Se houve de fato um pai do Rock, saibam que houve também inúmeros tios, primos e afins. A família é grande!

Particularmente, a música de Bill que chegou até mim primeiro foi a famosa Rock around the clock, música de 53 que só foi gravada em 54. É com ela que encerro esta breve homenagem a Bill Haley. Aliás, farei mais: abaixo, também, colocarei as outras duas músicas que citei. RIP, Bill Haley! Obrigado por sua obra!

Um bom dia a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário