domingo, 16 de outubro de 2011

Rock in Rio: top 10 de shows



Hoje encerro a série sobre o Rock in Rio 2011 fazendo um ranking do que achei serem os 10 melhores shows que aconteceram no palco Mundo. Vamos, então, do último ao primeiro colocado.

10º - Legião Urbana e convidados: foi surpreendentemente emocionante. As pessoas foram invadidas pelo sentimento saudosista e cantaram todas as músicas.Estou colocando na última posição não só por terem tido excelentes shows além do deles, mas por alguns detalhes que não gostei como a participação da Pitty (já comentei o quão ruim achei) e a repetição de músicas, que foi desnecessária. Ainda assim, merece estar no ranking.

Red Hot (Foto: Stadium Arcadium)
9º - Red Hot Chilli Peppers: coloquei entre os melhores porque a banda merece, eles são bons, tem grandes hits, mas não tive como colocá-los em melhor posição porque, como já falei, ainda estou na espera de um show deles que me faça arrepiar de verdade. Outros shows foram melhores nesse sentido.

8º - Elton John: entrou no clima “rock” do evento o tanto quanto pôde e suas músicas são inquestionavelmente boas. Foi o primeiro show do evento que fez com que o Rock in Rio fosse sentido como tal, como já falei no post sobre o dia dele. Contra a crítica, eu achei o show dele bom.

7º - Capital Inicial: foi um dos melhores shows de bandas nacionais do evento e conseguiu agitar a galera a um padrão de não ficar atrás das atrações internacionais. Montou um bom setlist, tiveram presença e atitude sem defeitos. Merecem estar entre os melhores.

Shakira (Foto: blog Hostel Bookers)
6º - Shakira: mesmo tendo estado no dia mais misturado do Rock in Rio e um dos dias menos rock do evento, ela foi a rainha do dia dela. O show foi muito bem preparado, ela estava muito natural e teve ótima performance. Foi um show que misturou espetáculo e intimidade. Tinha que estar no ranking.

5º - Skank: se o Capital esteve entre os melhores shows nacionais, o Skank fez “o” melhor show nacional. Eles estavam muito animados, passaram toda essa animação para o público, abusaram de todos os seus sucessos e, mesmo em pouco tempo, conseguiram atingir uma excelência inquestionável no show. Foi muito bom! Não tive como deixá-los em posição menor no ranking.

4º - System of a Down: desbancou o Guns no último dia e, pela estréia no Brasil, talvez possa ser considerado a grande atração do evento. Estão em quarto porque os primeiros 3 colocados foram imbatíveis, mas o show do System levou a galera a loucura! Tiveram uma atitude simples no palco e focaram a atenção no que se deve de fato, as músicas. O talento musical do grupo é muito grande e, por terem conseguido mostrar isso na íntegra, fizeram um dos melhores shows do evento. Merecem estar no ranking, e bem colocados.

James Hetfield, Metallica (Foto: Absurdinhus)
3º - Metallica: foi uma das bandas mais votadas para estar no Rock in Rio. Tem clássicos do rock na carreira. Souberam empolgar muito as pessoas. É o Metallica. Acho que não preciso justificar mais, né? Fizeram um show muito bom!

2º - Stevie Wonder: o artista mais carismático de todo o evento. Um dos setlists mais bem planejados. Um show que foi muito dinâmico, com convidados, com Stevie variando de instrumentos, puxando a participação das pessoas, arriscando cantar português. A impressão que dava era do show ter durado, sei lá, umas 4 horas. Inesquecível!

1º lugar: não há como tirar a vitória dessa banda! Foi a única classificação que eu não tive que pensar duas vezes antes de consagrar. Slipknot fez, sem dúvida, o show mais surpreendente de todo o Rock in Rio! O que mais empolgou, o que mais teve impacto visual, o que mais deixou as pessoas com cara de “não acredito!”. Não fez só o melhor show do dia em que tocaram, mas foi o melhor em termos totais! Muito bom! Tenho certeza que angariaram muitos fãs depois disso que, de repente, assim como eu, estavam lá por causa de outra banda. Ficaram muito além dos outros shows. Gostei de ter me surpreendido com eles! Fiquei esperando até o final do evento o show que desbancaria o deles, mas não houve. Merecida classificação!

Slipknot, em memorável show no Rock in Rio 2011

Devo falar, inclusive, que se fosse classificar o melhor dia do evento, o título iria para o dia do metal. E não achei que fosse dizer isso antes do evento acontecer, já que não sou fã de metal, mas fui muito bem surpreendido com isso também! E você? Concorda com o ranking? Discorda? Qual a seria a sua classificação? Comente lá! Críticas e sugestões serão bem vindas! Obrigado a todos que curtiram essa série de posts sobre o Rock in Rio 2011.

Valeu!



2 comentários:

  1. com certeza SLIPKNOT foi o melhor SHOW de todos os tempos !

    ResponderExcluir
  2. Foi realmente bom! Gostei de conhecer o show deles! Valeu muito a pena!

    ResponderExcluir